Então... é natal!



Ah... o natal! Muita comilança, família reunida, incremento do comércio local e aquele adorável sentimento de solidariedade, compaixão, culpa e ansiedade por redenção. É a síndrome do natal, brôu!

O cara passa o ano inteiro dizendo “Não tem nada, não” quando abordado no semáforo, ou quando o mendigo conta a trágica e decorada história da sua mulher doente e dos dezessete filhos famintos e pede por comida, dinheiro, ou os dois. Mas no natal tudo é diferente! Sim! O espírito natalino contagia e subitamente as pessoas ficam solidárias, fazem doações, são gentis umas com as outras e perdoam a quem nos tem ofendido... como se esse período de bondade resignasse toda a sacanagem que aprontaram durante o ano, da moedinha que regularam pro mendigo e da murrinhagem com o pão velho que fizeram torrada ao invés de dar pro cara dos dezessete filhos.

Basicamente... é um período de solidariedade e sentimentos bacanas para compensar um ano inteiro de pecado?

Eu não estou querendo ditar comportamento de ninguém. Se você acha que não é legal dar moedas no semáforo por que incentiva a esmola, ou prefere fazer torrada com o pão velho, tudo bem. Cada um tem a sua opinião a respeito de como deve (ou se deve) ser solidário. Agora o que eu me questiono (e por vezes isso me irrita) é o porquê desse excesso de bondade justamente no natal? Se você curte ações de caridade, por que não faz o ano inteiro?

Tem umas ONGs que fazem um mutirão para arrecadar brinquedos e doar para as crianças dos bairros pobres no natal. Bacana. O moleque tá anêmico, sem comer direito, cheio de verme, mas agora tem o bonequinho do Ben 10! Por que esse mesmo pessoal não se reúne para distribuir presentes nos aniversários das crianças? Ou quem sabe uns livros, material escolar... Quem sabe uns alimentos, remédios. Ou ainda, ao invés de coisas materiais, que tal prestar uns serviços? O maluco ali que é dentista vai ver como que tá a boca da molecada, o outro é médico dá uma olhada nos idosos, a professora dá um reforço escolar ali, e por aí vai... Para mim isso é ação solidária, não distribuir carrinho e boneca na época de natal para aplacar seu sentimento de culpa.

Engraçado é que estamos sempre em débito né? Há um sentimento de culpa constante nos rodeando, como se estivéssemos devendo, especialmente nessa época. Há uma cobrança em ser solidário. Imagine alguém negando um prato de comida à um pobre que bate à porta da casa na noite de natal. Uma cena forte né? Só por que o cara negou o ano inteiro, agora se ele der no natal vai se redimir. Mas redimir do quê? Como se a culpa dos desafortunados do mundo fosse sua, ou minha, ou dele. E pior ainda: como se essa culpa fosse se dissipar com boas ações praticadas nesta época. Mas só as desta época, do resto do ano não conta.

Como disse, não vou ditar comportamento de ninguém. Só que é bom sermos coerentes em nossas ações. Fazer o bem não deve ser algo pontual, mas contínuo. Quem se dispõe a dar uns trocos no semáforo, que o faça. Quem se dispõe a dar um prato de comida, legal também. Quem quer fazer parte de uma ONG e mudar o mundo, bacana, tiro o chapéu! Mas isso não deve ser em uma determinada época, para resignar seus pecados ou esperando uma retribuição divina.

Enfim, acho que independente da crença de cada um, não se pode negar a existência de Jesus, seja ele filho de Deus, um profeta, filósofo ou um maluco beleza com idéias bacanas. O importante é não esquecer o que ele disse, em uma época em que se cortavam mãos de ladrões e apedrejavam mulheres:
“Vamos ser legais uns com os outros, pra variar.”

Fazer o bem não faz mal. Sejamos coerentes...

1 observações peculiares:

Unknown disse...

Gostei!
Belo ponto de vista! Apesar de não concordar com tudo!
Natal apenas virou símbolo de boas ações... Claro que tem muitas pessoas que acham que essa época redime o ano inteiro, porém outras fazem questão de realizar boas ações o ano inteiro... é só que as dessa época do ano sobressaem pela idéia de união que fica no ar, onde as famílias fazem o possível pra se reunir, inclusive com os parentes que moram mais longe.
E é interessante dar brinquedos para as crianças no Natal, talvez mais do que nos aniversários... Natal é uma data mágica, desperta a fantasia das crianças...
Enfim... Depois a gente discute isso melhor!
Beijos!

 
©2009 Insana Consciência | by TNB